RÁDIO NO CORAÇÃO DE PIEDADE - MÚSICAS, NOTÍCIAS, ENTRETENIMENTO E PARTICIPAÇÃO DO OUVINTE .A COMUNIDADE PIEDADENSE TEM VOZ AQUI. OUÇA E DIVULGUE
"
Se preferir clique no ícone acima e abra o player pop-up
GERALDINHO no coração de Piedade: CATADORES DA COTMAP BENEFICIARÃO PLÁSTICOS

CLIQUE E PARTICIPE

Olá, eu sou o Geraldinho, metalúrgico, Político e Poeta, amante da música, filho de Piedade - nascido em 20 de maio de 78, com muita alegria no dia do aniversário de Piedade. Para que possamos manter um canal de comunicação com todos os moradores do nosso município, criei este blog. Sei que a internet ainda não é para todos, mas, com certeza, é uma grande ferramenta que não pode ser desprezada. Por este canal qualquer cidadão poderá acompanhar e participar da minha vida pública.

CATADORES DA COTMAP BENEFICIARÃO PLÁSTICOS

Os catadores e catadoras da Cotmap (Cooperativa dos Trabalhadores do Meio Ambiente de Piedade), juntamente às outras dez cooperativas que integram a Rede Solidária Cata-Vida, e o Ceadec (Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania) inauguraram, no dia 13 de dezembro de 2011, a Divisão Polímeros – Unidade de Beneficiamento dos Plásticos PP e PE, em uma solenidade que contou com a participação de 207 convidados, entre representantes de entidades, sindicatos, prefeitos, deputados, vereadores, secretários municipais e catadores de Sorocaba e Região.

O prefeito de Piedade, Geremias Ribeiro Pinto, participou da solenidade e parabenizou os catadores pela inauguração. “Quero ressaltar a importância do trabalho de vocês. Quem luta sofre, quem sofre luta, quem luta vence. Vocês são vencedores e merecem todo o nosso respeito e gratidão. Nós somos eternamente gratos pelo trabalho lindo que vocês realizam. Esse é um sonho que muita gente sonhou e hoje conquistou”, comentou o prefeito. Estiveram presentes também o Coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de Piedade, Elton dos Santos e o vereador Geraldinho.

“Hoje é um marco histórico na vida dos catadores e catadores, essas pessoas que merecem tanto, e agora inaugurando a fabrica de plásticos para estar beneficiando e valorizando ainda mais esse material. Os atores principais de toda essa festa são os catadores e catadoras, estão de parabéns, nossa abraço em cada um, em cada uma, que lutaram tanto para conseguir essa fábrica e hoje está sendo realizado esse sonho. Uma conquista. Parabéns a todos que se empenharam para a realização desse sonho”, disse o vereador de Piedade, Geraldinho.

A Divisão Polímeros da Rede Cata-Vida é a primeira fábrica do país administrada por cooperativas de catadores a produzir tubos para canos de esgoto a partir dos polímeros PP e PE. Serão processados os materiais PP - Polipropileno (potes de margarina, potes de sorvete, caixas de bebida, tampas, utilidades domésticas, entre outros) e PE - Polietileno (embalagens de detergentes, de shampoos, garrafinhas de óleo automotivo, tampas, tambores para tintas, potes, entre outros). A partir de agora, esses materiais, depois de separados pelos moradores de Piedade e coletados pelos catadores da Cotmap seguirão para a fábrica em Sorocaba, onde serão beneficiados e transformados em matéria prima e em novos produtos.

A unidade industrial possui três linhas de produção. Na primeira linha serão efetuadas as atividades de lavagem, moagem e secagem do PP e PE. A segunda linha vai extrusar e transformar os polímeros em granulados que serão comercializados como matéria prima para as indústrias. Na terceira linha de produção os polímeros PP serão transformados em tubos para serem utilizados pela construção civil na forma de cano para esgoto. E os polímeros PE serão transformados em mangueiras, normalmente utilizados para irrigação na agricultura.

Com esta inauguração, o sonho que vem sendo construído coletivamente desde 2001 e que começou a ser concretizado em 2008 com o beneficiamento do papel e do óleo residual de fritura, a Rede Solidária Cata-Vida concretiza este processo de verticalização da coleta seletiva e fortalece ainda mais os empreendimentos solidários dos catadores.

Os 280 catadores organizados em cooperativas que integram a Rede Cata-Vida são protagonistas de todo o processo que envolve a cadeia produtiva da reciclagem, começando pela coleta dos materiais, a triagem, o armazenamento, o beneficiamento, o transporte e a comercialização dos materiais. A partir de agora, não são mais apenas materiais enfardados e comercializados às indústrias de beneficiamento. No caso dos polímeros, agora serão também produtos beneficiados.

“Para nós é uma questão de independência. A gente vai deixar de vender o material para as empresas e nós mesmos vamos processar os materiais. É uma grande mudança no nosso trabalho”, comemorou o catador da Cotmap, Jean da Silva.

A Divisão Polímeros integra o processo de verticalização da coleta seletiva da Rede Cata-Vida, organizado pelo CEADEC, com patrocínio da PETROBRAS e apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, da Prefeitura de Sorocaba e do BNDES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SUA MENSAGEM.
PARTICIPE DO MANDATO