RÁDIO NO CORAÇÃO DE PIEDADE - MÚSICAS, NOTÍCIAS, ENTRETENIMENTO E PARTICIPAÇÃO DO OUVINTE .A COMUNIDADE PIEDADENSE TEM VOZ AQUI. OUÇA E DIVULGUE
"
Se preferir clique no ícone acima e abra o player pop-up
GERALDINHO no coração de Piedade: GERALDINHO PROPÕE O PROGRAMA MUNICIPAL DE COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA E REMUNERADA

CLIQUE E PARTICIPE

Olá, eu sou o Geraldinho, metalúrgico, Político e Poeta, amante da música, filho de Piedade - nascido em 20 de maio de 78, com muita alegria no dia do aniversário de Piedade. Para que possamos manter um canal de comunicação com todos os moradores do nosso município, criei este blog. Sei que a internet ainda não é para todos, mas, com certeza, é uma grande ferramenta que não pode ser desprezada. Por este canal qualquer cidadão poderá acompanhar e participar da minha vida pública.

GERALDINHO PROPÕE O PROGRAMA MUNICIPAL DE COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA E REMUNERADA

Piedade poderá ser referência em projetos de Coleta Seletiva Solidária no Estado de São Paulo.

Na Sessão da última quarta-feira(27 de outubro de 2010) GERALDINHO propôs ao prefeito municipal a implementação do Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária e remunerada dos Resíduos reutilizáveis e Recicláveis Domiciliares Mediante a Inclusão Formal dos catadores e catadoras.
O vereador disse na tribuna, que a Constituição Federal e a Lei Orgânica determinam ao município a regulamentação sobre a limpeza do lixo domiciliar e de outros resíduos de qualquer natureza, além de proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas.
GERALDINHO destacou no documento enviado ao prefeito que, notadamente a COTMAP - Cooperativa dos Trabalhadores do Meio Ambiente de Piedade - que atua há mais de cinco anos na coleta seletiva em diversos bairros urbanos da cidade, têm se mostrado como prática exitosa, envolvendo e alterando hábitos da população, propiciando o debate em torno da temática da educação sócio ambiental, destinando corretamente os resíduos reutilizáveis e recicláveis, trazendo economia aos cofres públicos, prolongando a vida útil do aterro sanitário, além da economia de nossos escassos recursos naturais.
Na sua justificativa o vereador lembra que com a recente crise do mercado de recicláveis houve grande redução nos preços nos materiais comercializados pelas Cooperativas e Associações de Catadores do País e afetou também a COTMAP, diminuindo a retirada mensal e o número de cooperados. Com a conseqüente diminuição do número de catadores na COTMAP - por sua vez também provocou a redução da coleta de materiais recicláveis no município fazendo grande falta à população, habituada a separar os materiais recicláveis. Mas com muitos esforços dos catadores e catadoras da COTMAP, contando com o apoio do poder público municipal e outros importantes parceiros, esse cenário se modificou nos últimos meses e o trabalho de coleta seletiva vem sendo ampliado em toda a área urbana do município e pretende-se estender para a área rural.
Infelizmente no último dia 9, o galpão onde é feita a separação dos materiais do Programa Coleta Seletiva pegou fogo, causando um prejuízo de aproximadamente 30 mil reais, entre materiais e equipamentos. Com o ocorrido a cidade de Piedade se mobilizou em torno de ajudar essa tão importante cooperativa que tem sido fundamental para Piedade.
“Temos que urgentemente construir um Galpão de triagem para que a COTMAP, possa ter melhores condições para a seleção dos materiais recicláveis” disse o vereador.
A proposta deste projeto de Lei vem de encontro para dar as melhores condições possíveis para que a COTMAP se desenvolva e cresça para que os catadores e catadoras possam ser melhores remunerados e a cidade ganha com isso em melhores condições nas questões de meio ambiente.
Segundo o balanço Ecológico da COTMAP, até 30 de abril de 2010 já havia sido evitado que 1.140,60 toneladas de materiais recicláveis fossem destinados indevidamente ao aterro sanitário do município.
A Proposta que o parlamentar encaminhou ao prefeito tem como objetivo regulamentar o Programa de Coleta Seletiva Solidária, proporcionando ao Município de Piedade, a coleta seletiva com a inclusão dos catadores e catadoras e a sustentabilidade da COTMAP.
“A proposta prevê a remuneração pela prestação deste serviço público, pelo mesmo preço correspondente ao custo do serviço de coleta de lixo urbano praticada no município, que é de cerca de 60 reais a tonelada, com isso vamos proporcionar um aumento considerável da vida útil do aterro municipal, contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população, possibilitar o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, a melhoria da saúde pública e a economia de recursos naturais e de recursos públicos, além do mais - o Projeto não cria ônus ao erário público, tendo em vista que o Fundo estabelecido no Projeto é executado com os recursos economizados junto ao próprio custo da coleta de lixo” afirma o vereador.
Vale lembrar que o Projeto proposto tem as mesmas características do Projeto apresentado pelo vereador Izídio, na cidade de Sorocaba e que conta com o apoio do CEADEC, Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SUA MENSAGEM.
PARTICIPE DO MANDATO