Abril, com a criação de mais de 305 mil vagas, foi o melhor mês em geração de emprego este ano O Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, divulgou nesta quinta-feira (15) que o Brasil criou 1,473 milhão de vagas de emprego com carteira assinada no primeiro semestre deste ano. Os números são do Caged (Cadastro Geral e Emprego e Desemprego) e representam novo recorde histórico para o período.
Até o momento, o melhor primeiro semestre da série, que começou a ser medida em 1992, aconteceu em 2008, quando foram abertas 1,360 milhão de vagas formais.
No ano passado, devido a crise financeira internacional, foram criadas apenas 299 mil vagas formais no primeiro semestre.
No último mês de junho foram criadas 212.952 mil vagas. Esse número, no entanto, é o segundo melhor resultado para o mês de junho, já que em 2008 junho registrou a criação 309.442 vagas.
Até dezembro
Para este ano, o Ministério Carlos Lupi prevê a criação de 2,5 milhões de empregos formais em todo o país. Se confirmada a marca, será novo recorde histórico.
Para atingir esse número, bastaria o país criar apenas mais 1,02 milhão de empregos com carteira assinada neste segundo semestre.
"Acredito em um segundo semestre bom, igual ou um pouquinho melhor do que 2009, o que vai significar mais 1 milhão de empregos criados", estima o Ministro.
FONTE: Imprensa Smetal Sorocaba